Distrito 4420 recebe 170 rotarianos em Oficina de Projetos

Através da Comissão Distrital da Fundação Rotária (CDFR-4420), o Distrito 4420 realizou a Oficina de Projetos que recebeu 170 rotarianos na Universidade ABC, em Santo André - SP, evento que contou com a participação de especialista em projetos da sede mundial, em Evanston, Beth Santos, dirigente regional de subsídios para América Latina/Caribe, da Fundação Rotária.

A cerimônia de abertura da plenária contou com a presença do governador do Distrito 4420 José Joaquim do Amaral Ferreira, que deu as boas vindas aos companheiros e autoridades rotárias presentes.

O Presidente da Comissão da Fundação Rotária, Marcelo Demétrio Haick falou sobre os objetivos do evento, que teve como proposta orientar, capacitar e motivar os clubes a desenvolverem projetos humanitários, através de informações específicas que foram transmitidas aos participantes em duas etapas: uma realizada em plenária e outra em salas de discussão.



Segundo os organizadores e responsáveis pela iniciativa, o sucesso da Oficina de Projetos está diretamente ligado ao envolvimento dos clubes de Rotary, na apresentação de propostas de projetos de Subsídios Globais, que na oportunidade, puderam ser avaliadas como casos de referência.

O Painel de Projetos de Subsídios Globais trouxe como referência, a parceria com o Instituto Filantrópico do Hospital Sírio-Libanês - Hospital Geral do Grajaú, que teve como representante José Pereira de Souza, coordenador de suprimentos do hospital.

Também foram apresentados o painel do projeto de Subsídio Global de Recursos Hídricos em Honduras, assunto também abordado pelo RCSP Nove de Julho, através de sua representante, a companheira Magnólia Pretoni, que falou da parceria estabelecida com o RC3630 da Koréia do Sul, para investir em projeto assistido pelo clube.

Outros clubes, como RCSP Aeroporto, representado por Yoiti Fujiwara, apresentou o emparceiramento que possibilitou a compra de equipamentos para o Centro de Tratamento de Queimados, em São Paulo e o RCSP Sudeste, representado por Walter Mike, falou do Projeto UTI Neo-Natal do Hospital São Francisco, que possibilitou desenvolver emparceiramento com enfoque na área de saúde materna infantil.

Para a convidada especial, Bete Santos, a experiência de estar no Brasil, conhecer os projetos e poder esclarecer as necessidades que os clubes do distrito tem, para realizar mais ações e parcerias com outros clubes de Rotary no mundo, é extremamente importante para que mais pessoas possam ser beneficiadas. Para se realizar um projeto, o mais importantante não é o custo, mas sim, o seu valor, no que se refere ao benefício que ele pode proporcionar, definiu Bete.

A experiência do bolsista de Rotary Yuri Haasz, que pela segunda vez fará intercâmbio internacional representando o Distrito 4420, trouxe boas referências para a os rotarianos, durante a plenária. Ele tem agregado às suas pesquisas sobre conflitos no mundo e como podem ser observadas as causas e possíveis intervenções, novos conceitos, pois acredita que o assunto pode ser abordado de outra maneira. Ele embarca para Chicago para aperfeiçoar seus estudos e pesquisas iniciados na primeira oportunidade no Japão, quando foi contemplado com a primeira bolsa.

Na sequência de atividades, foram divididos grupos que apresentaram projetos para as salas de reunião, com membros do CADRE, coordenadas por Yoiti Fujiwara, Giberto Orsi Machado e Adriano Valente.

Particiaparam do evento Presidentes de clubes de Rotary, Governadores Assistentes, Presidentes da Comissão da Fundação Rotária dos Clubes, Presidentes da Comissão de Projetos dos Clubes e demais envolvidos e interessados em Projetos Comunitários.

Nas fotos, registros da Oficina de Projetos realizada no dia 14 de setembro de 2013, em Santo André-SP, com rotarianos na plenária, governador Joaquim Ferreira e Bete Santos, expondo orientações sobre projetos.

http://www.rotary4420.org.br/1314/N1617

Fotos

Localizar site dos clubes